O que é célula-tronco? É um tipo de célula que pode se diferenciar e constituir diferentes tecidos no organismo. Esta é uma capacidade especial, porque as demais células geralmente só podem fazer parte de um tecido específico (por exemplo: células da pele só podem constituir a pele). Outra capacidade especial das células-tronco é a auto-replicação, ou seja, elas podem gerar cópias idênticas de si mesmas.Por causa destas duas capacidades, as células-tronco são objeto de intensas pesquisas hoje, pois poderiam no futuro funcionar como células substitutas em tecidos lesionados ou doentes, como nos casos de Alzheimer, Parkinson e doenças neuromusculares em geral, ou ainda no lugar de células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, como no caso de diabetes.

Luiz de Carvalho Ramos
Bacharel em Direito pela UCsal -Salvador.

Existe uma AVERSÃO ao uso destas determinadas células, por fatores ÉTNICOS e RELIGIOSOS.

No centro desta discussão está uma questão polêmica: QUANDO A VIDA COMEÇA?

Qual a sua opinião a respeito?

Category: | 1 Comment

1 comments to “Células- tronco”

  1. Sou a favor das pesquisas com célula-tronco!!! Na verdade sou Muuuuuito a favor!!!
    :-)

    Células-tronco são como curingas, ou seja, células que ainda não possuem características que as diferenciem como uma célula óssea, epitelial ou muscular, por exemplo. E essa capacidade em se “transformar” em outros tecidos é onde esta o “X” da questão.

    A polêmica esta nas células-tronco embrionárias.

    Por que precisa de embrião?

    Basicamente, há dois tipos de células-tronco: as extraídas de tecidos maduros de adultos/crianças e as de embriões. No caso das extraídas de tecidos maduros como, por exemplo, o cordão umbilical ou a medula óssea, as células-tronco são mais especializadas e dão origem a apenas alguns tipos de celulas.

    Já as células-tronco embrionárias são as mais eficazes para formar qualquer tecido do corpo. Esta é a razão pela qual os cientistas desejam tanto pesquisar estas células para possíveis tratamentos. O problema é: Para extrair a célula-tronco, o embrião é destruído.

    E é aí que está a briga dos cientistas: Obter espaço dentro da lei para manipular embriões em busca de células-tronco.
    Onde mais uma vez coloco minha opnião: “Não vejo porque não ser a favor levando em conta a maneira com que as coisas estão sendo feitas...” Segundo os cientistas, seriam usados apenas embriões descartados pelas clínicas de fertilização e que, mesmo se implantados no útero de uma mulher, dificilmente resultariam em uma gravidez, ou seja, embriões que provavelmente nunca se desenvolverão.

    Por enquanto as pesquisas ainda estão em estágio inicial, embora aceleradas, mas no estágio inicial. Mas desde já SOU TOTALMENTE A FAVOR!

    Cleidson Guerreiro Covas
    Analista de Sistemas